A Muxima é um movimento que tem como principais temas de curadoria questões em torno de direito à autodeterminação da identidade, representatividade negra e representatividade feminina.
Muxima é um movimento em torno de uma missão de igualdade e positividade no mundo. Move-se na reflexão e no desenvolvimento de novos modelos de gestão que confluam e reúnam soluções e abordagens sustentáveis capazes de produzir um impacto positivo na humanidade e no seu ecossistema.
1. Ciência – promovendo a investigação de fontes alternativas de proteína, colaborando com centros de pesquisa de inovação científica, tendo desenvolvido a primeira linha premium do mundo para cabelos texturizados.
2. Media – desenvolvendo conteúdos e formatos de grande consumo, dirigidos ao público em geral, cujo objetivo se desenrola na desconstrução de preconceitos e de outras ideias estereotipadas em torno de comunidades ou grupos marginalizados, estimulando o diálogo sobre questões sociais de fundo.
3. Política – exercendo influência sobre questões de igualdade e direitos humanos e estimulando o confronto com as ineficiências do tecido social, junto dos decisores políticos.
4. Educação – desenvolvendo seminários e colóquios Internacionais e debates norteados pelos temas relacionados com questōes de produção de narrativas históricas alternativas assim como questōes de equidade e Inclusão.
5. Social – Facilitando a criação dos grupos de motivação e networking Not so Secret Talks e do Black Excellence Global Movement
6. Tecnologia – combinando uma preocupação social e ativista numa leitura do mundo, concretizada e potencializada com o desenvolvimento tecnológico que co-criou este projeto.
7. Arte – produzindo e exibindo exposições que refletem a contemporaneidade e os seus sistemas opressores, denunciando-os e ampliando-os.
8. Ecologia – perante a preocupação ambiental e consciência da utilização de plástico nos seus produtos, a Muxima planta um árvore por cada embalagem vendida.
MUXIMA
OUR TEAM
CO-FOUNDERS
Myriam Taylor
Co-fundadora da Muxima, possui um percurso pessoal muito rico – quer pelos vários desafios que abraçou ao longo da sua vida, quer pelo ambiente familiar e social destemido e de coragem em que cresceu.
De origem angolana, viajou pela primeira vez durante a gestação para escapar à guerra, sendo o desejo de viajar um dos propósitos da sua jornada de vida. A sua primeira paixão foi o teatro e, com apenas 19 anos, decide estudar em Londres, na mais antiga escola de teatro, Rose Buford. Sempre uma aluna extraordinária, de personalidade entusiasta, que se reflete nas suas ideias e na forma apaixonada como se entrega aos desafios e às causas do momento. No âmbito profissional, Myriam coloca, em tudo o que faz, a mesma motivação e paixão que a caracteriza, enfrentando cada novo desafio como se fosse o primeiro.
Sendo parte de diferentes projectos artísticos, envolveu-se, intelectualmente e tecnicamente, na produção de projetos sociopolíticos em países como França, Brasil, Reino Unido, Itália, Angola e Portugal.
Globetrotter e filantropa por excelência, faz questão de atuar com consciência social em todas as iniciativas nas quais se envolve e a Muxima Bio foge à regra.
A sua vasta experiência profissional internacional é fruto de uma personalidade ampla e empreendedora que deixa a sua marca por onde quer que vá. Muxima é a sua paixão, um sonho alimentado pela necessidade de responder a uma exigência pessoal e que logo se floresceu numa missão que reúne todos aspectos da sua personalidade e carreira, começando enquanto negócio consciente e evoluindo para um movimento.
Paulo Taylor
Empreendedor entusiasta desde que saiu do seu país natal em busca de um lugar com espaço suficiente para o seu imenso potencial. Na Holanda, trabalhou como engenheiro de software e após vários anos de experiência em diferentes empresas e mercados, criou a sua própria, eBuddy BV, que alcançou mais de 350 milhões de utilizadores no mundo inteiro. Paulo liderou a pesquisa e é um dos responsáveis pelas várias patentes inovadoras em tecnologia de computação e de mensagens instantâneas. Em 2009, foi reconhecido pelo Presidente da República Portuguesa com o prémio de Empreendedorismo Inovador da Diáspora Portuguesa.
Co-funda a Muxima com o objectivo de desenvolver uma vertente biotecnológica com um papel social e activista.
“Eu entendi o que significava Muxima desde o primeiro dia e mantive sempre a minha dedicação máxima para ajudá-la a crescer, a ter sucesso, aplicando a minha experiência e recursos. Acima de tudo, o mais importante é construir uma marca que crie consciência, capacite pessoas no mundo inteiro, que celebre o cabelo texturizado e uma verdadeira diversidade de experiência de vida. Há também um elemento emocional para todos nós envolvidos – para mim, é ser marido da Myriam e também o seu parceiro neste projecto.”
PARTNERS
Sofia Guilherme
Obteve o mestrado em Toxicologia em 2007, concluiu o doutoramento em Biologia em 2012 e, desde 2013, trabalha como pós-doutoranda na CESAM/UA. A sua experiência inclui várias técnicas relativas à avaliação de danos no DNA bem como no desenvolvimento de ferramentas para avaliar as respostas bioquímicas à contaminação ambiental. O seu trabalho tem particular destaque na toxicologia ambiental e na fisiologia animal, sendo autora de diversos artigos referenciados em revistas científicas. Tem apresentado a sua investigação à comunidade científica em diversos eventos em Portugal e no estrangeiro e participado em diversos eventos com financiamento nacional.
“Enquanto bióloga, toda a minha carreira foi dedicada ao estudo de efeitos tóxicos e o convite para participar na equipa Muxima chegou no momento em que senti o desejo de transformar os meus conhecimentos em prática e não apenas em pesquisa. Foi uma sinergia perfeita. As diretrizes “anti-químicos” da Muxima deixaram-me muito entusiasmada para ajudar a desenvolver uma gama de produtos não tóxicos, mas que conseguem oferecer resultados espetaculares.”
Sérgio Marques
Investigador do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, membro do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e participante ativo em diversos projetos ambientais. Sérgio Marques é também autor publicado de artigos científicos e co-autor de materiais para a educação. É palestrante sobre temas como educação ambiental, ecotoxicologia e herpetologia, com foco específico em anfíbios.
“O que sempre me moveu enquanto investigador reside na procura constante de novos desafios e na excitação de novas descobertas. A investigação sempre correspondeu ao meu desejo de dar algo de volta à sociedade. A Muxima é precisamente o tipo de empresa que mais me emociona. A paixão da equipa, a inovação dos produtos – para mim, é uma combinação perfeita.”
Sérgio Marques
Bhanita Mistry-Russell
Como inovadora, estrategista e especialista em crescimento comercial, Bhanita passou os últimos 20 anos a trabalhar com organizações corporativas, sociais e governamentais em todo o mundo. É também coach de liderança criativa, com o desejo de provocar mudanças positivas no mundo através dos negócios. Em 2007, fundou o LAB-Innovation e, com equipas criativas escolhidas a dedo, trabalhou com líderes e clientes de primeira linha que procuram fazer agitar os mercados, as categorias e as organizações. Liderou projetos de sustentabilidade, energia renovável, moda, media e tecnologia e treinou milhares de pessoas em liderança criativa, incluindo o Serviço Civil da Irlanda do Norte e o Fórum Económico Mundial.
“Nascida e criada em Londres por pais de herança indiana, as questões de representação e bias inerentes têm sido curiosidades constantes na minha vida. Durante um período em que vivi em Lisboa com o meu marido, descobri a Myriam e juntas descobrimos que tínhamos, para além de experiências de vida semelhantes, um amor partilhado pela arte, design, cultura e uma paixão de fazer o que está certo no mundo dos negócios. Impressionou-me a visão da Myriam para agitar a indústria da beleza e a sua consciência social. A parceria que fizemos propôs-se a trazer ao mercado algo único, novo e autêntico, que genuinamente responde a uma necessidade crescente de cuidados com os cabelos de herança mista e tem sido uma viagem criativa fabulosa e provocadora.”
Bhanita Mistry-Russel
Sherman Hawthorne
É um cabeleireiro experiente que trabalha com cabelos afro e europeus. O seu estilo chamou a atenção na Vanity Fair, i-D, Elle e US Vogue. Como um dos melhores cabeleireiros de Londres, Sherman também tem o orgulho de trabalhar com muitos clientes de alto perfil, como Anna Wintour, Courtney Love, Rihanna, Mel B, Diana Ross, Naomi Campbell e Janet Jackson. O seu trabalho também fez parte de publicidade de marcas como Nike, Guerlain, Reebok e Hugo Boss.
“A minha carreira de hairstylist levou-me a muitos locais emocionantes no mundo, trabalhei em filmes, publicidade e com muitas celebridades – por isso, estou sempre à procura do próximo novo melhor produto – que é isso que é a Muxima. Um amigo próximo introduziu-me à filosofia da marca, o que despertou o meu interesse. Marcámos uma reunião com Myriam e a equipa Muxima e eu juntei-me à causa logo a seguir – tem sido uma jornada muito especial.”
Sherman Hawthorne
André De Castro
André De Castro é um artista plástico brasileiro que explora as fronteiras entre o design gráfico e a arte como ferramentas para envolver a comunidade em questões sociais e políticas. O seu trabalho discute identidade, agência social e formas de significação.
O Project Movements, série serigrafada, venceu o concurso Never Stop, Never Settle, e também foi selecionada para a 11ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, exibida em Nova York, Miami, Lisboa, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. O seu trabalho foi apresentado por uma variedade de publicações, incluindo HOW Design, Swagger New York, CBS News, NBC, Art Directors Club, ArtRio, BlouinartInfo e o LA Times.
“Fui convidado a trabalhar com Muxima porque acredito no ethos por trás da marca: artístico, ativista e transformativo – é uma marca que luta pela inclusão, respeito e diversidade. Trabalhar como artista na equipa para criar uma nova linguagem visual para comunicar esses valores tem sido a parte mais desafiante e a grande recompensa do trabalho. Estou muito animado por seguir o crescimento da Muxima e ver como é que este conceito interage com o mundo.”
André De Castro